domingo, 28 de fevereiro de 2010

Notre Dame

Bom, Paris tem tantas coisas lindas que cada uma merece uma postagem. No segundo dia fui a Ilha de la Cite, onde a cidade efetivamente comecou, a nao sei auntos seculos atras. Nada de ruinas. O que vc vai ver sao ruazinhas menores, bel bonitinhas, com um bocado de lojinhas, ateliers etc. Comecei pela ilha de St Louis, andando em direcao a Ilha de la Cite, pra ver melhor a vizinhanca. E ali, cravada no meio da ilha, esta a igreja mais bonita que eu ja vi em toda a minha vida! A NotreDame. Por fora ela ja e um desbunde gotico, com arcos, torres e as gargulas tao famosas. Agora por dentro ela consegue ser mais bonita ainda! E nao tem camera que consiga registrar a beleza dos gigantescos vitrais da igreja. A cor, a luz, tudo tudo e muito lindo. O clima mesmo no interior da Igreja, a despeito de quinhentos turistas. So chorei em tres igrejas na minha vida: na igreja de sao jorge no Rio no dia 23 (por motivos obvios), na igreja de nossa senhora de copacabana, na bolivia, e na notredame. Recomendo a qualquer um que va a Paris, por mais ateu que seja. Essa e uma obra prima da humanidade.

A torre



Do Louvre fui andando pelas margens do Sena (o rio mais bonito ate agora). Depois de passar o Palacio Nacional, vous a la,encontrei a torre! E uma visao muito bonita mesmo. Nao imaginei que ela fosse tao grande. Fico pensando, em 1890, na Exposicao Universal, as pessoas daquela epoca se deparando com a torre. putz, deve ter sido MUITO bom. E Paris guarda muito desse espirito da virada do seculo 19 pro 20, muito mesmo. Bom, nao tem mais o que dizer. Deixo vcs com as imagens...

Paris!!!!


Depois da chatice de Amsterdam, peguei um onibus noturno e fui pra Franca. Dormi a viagem toda, acordei ja na estacao. Me achei no mero frances (so de linhas do proprio metro sao 12!!!!) Depois do cafe da manha, tive a minha primeira visao de Paris!!!



A primeira visita, claro, foi ao Museu do Louvre. Quem vem a Paris realmente nao pode deixar de ver todas as pecas que os franceses acumularam ao longo de muitas decadas de colonialismo e roubo mesmo. De qq modo, vc vai poder ver mumias, a tumba do farao Ramses (II ou III, nao lembro), mais uma centena de reliquias da antiguidade de diferentes lugares do mundo.

Na area da antiguidade greco romana la estao a Venus de Milo e a Vitoria de Samotraca, as maiores atracoes dessa parte. E, realmente nao da pra se emocionar com essas estatuas todas arrebentadas, mas, blz, continuei o passeio.

Na parte da pintura italiana existe uma infinidade de obras da renascenca italiana. Nao sao la muito do meu gosto, mas enfim. A, e e claro, a grande atracao do museu, a Monalisa! Bom, mas na verdade ela fica atras de um vidro (sem antireflexo), a 10 metros de distancia do publico (eu com minha miopia entao) e atras de duzentos japoneses com suas cameras fotograficas. Mas, a despeito disso tudo, eu suspeito que, mesmo de perto, a Monalisa nao tenha graca nenhuma.

Terminei a visita do Louvre sem grandes emocoes. Mas vale conhecer. E dali parti para onde eu queria mesmo, pra torre Eifel!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Amsterdam 2: o que tem de bom


O melhor de Amsterdam, pra mim, foi o Museu Van Gogh. Tudo na cidade é MUITO caro. Você tem que pagar pelo ketchup no Mac Donals e pra ir no banheiro em qualquer lugar! Bom, o Museu não fica atrás. 14 euros! Mas nesse eu tive que morrer.

Lá dentro dá pra você conhecer toda a trajetória do Van Gogh como artista (curtissima, ele pintou durante 10 anos só), da primeira tela ao suicídio. Você vai encontrar algumas das telas mais importantes e bonitas, como OS COMEDORES DE BATATAS, e as já mais alegres como o CAMPO DE TRIGO COM CORVOS (que dizem que tem uma relacao com ele se aproximando da morte) e um dos AUTO RETRATOS, além, claro, dos GIRASSOIS. Vale MUITO a pena. E aproveite. Passei duas horas lá.


Fora isso, vale também um passeio pelo Red Light District, onde prostitutas se exibem em vitrines para os clientes (só mulheres se oferecendo para homens! heteronormatividade imperando nesse lugar!!!!)

E pronto. Tudo isso você já viu em um dia. Pode arrumar as suas malas e ir embora! E foi o que eu fiz!

Amsterdam

Primeiro, queria me desculpar. Esqueci a camera na casa do meu anfitriao aqui, entao, vou publicar essa postagem mas sem fotos. depois eu coloco)

Sofri um pouquinho na viagem de aviao pra Amsterdam. Uma greve de controladores de vôo na França atrasou em DUAS HORAS a viagem. Cheguei na Holanda bem de noite (23h), um frio do cacete e uma chuvinha chaaata, fininha. Segui os passos até a casa do cara que me receberia aqui. No caminho, encontrei uma boa alma que me levou até a porta! Já fiquei mais feliz pela amabilidade.

Bom, o que vou dizer aqui algumas pessoas podem achar um absurdo, mas, enfim, lá vai:

Fiquei bem decepcionado com Amsterdan. Gastei uma grana pra vir pra cá e estou indo embora um dia e meio depois. Bom, acho que existem cidades que valem por si mesmas, como Roma, Londres, Barcelona. Agora, existem outras que são só um cenário. Como AMSTERDAM! Talvez se você estiver com um grupo de amigos ou com um par romântico, tudo bem, a cidade tem um monte de bares e tal, restaurantes mó gracinha. Mas sozinho, NÃO TEM NADA PRA FAZER! Fui no Museu Van Gogh, maravilhoso por sinal (que eu falo na próxima postagem). Mas fora isso, NADA!

E sinceramente, a cidade nem é tão bonita assim. Eu até achei ela meio feinha. Uma arquitetura feia (pelo menos eu nao gosto), tudo escuro, velho. A cidade nao é lá muito limpa e os canais, sinto muito, não são de limpido azul não...

Então, se você tiver alguém muito especial com quem passar seus dias, Amsterdam pode ser um bonito cenário (creio que só no verão ou primavera). Mas se não, NÃO VENHA!

Finalmente achei a comida!

Pra começar a falar de comida, bom, fomos de noite a um restaurante desses que vende Tapas. Esse negócio de tapas na espanha é uma palhaçada. Não é nada mais nada menos do que um monte de aperitivo, que nem existe em QUALQUER LUGAR! E sinceramente, os nossos dão de 10 a zero nos deles. Comemos pouco e ainda pagamos caro. Mas valeu pela experiência.

Mas foi no ultimo dia que eu realmente me realizei. Barcelona tem, em cada bairro, um mercado popular, como o de Sao Paulo ou Salvador. Eu não tava encontrando, mas finalmente, achei! Dentre uma variedade de tipos de presunto (dos mais gostosos que eu já comi) tinha um presunto tipo Parma a 8 euros o kilo! Isso deve ser algo como um terço do valor dele no Brasil. Resultado, comprei um kilo! (mas nem adianta pedir porque eu morro mas não dou um pedaço! hahaha)

Na mesma banca, roquefort a 7 euros o kilo! Eles disseram que esse era o mais fraquinho, mas, bem, é mais gostoso que qualquer um que eu tenha comido no Rio. Daí, mais um kilo! Além disso, queijo bire a 1 euro o pedaço, vinagre balsamico a 1,20. Essas coisas... É, vou ter que rezar MUITO pra não prenderem essa comida toda na Alfandega. Justamente por isso já estou comendo parte desse material na viagem mesmo... hehe.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Barcelona de Gaudí



Segundo dia em Barcelona, fui conhecer as obras principais do Gaudi. Gaudi é como o Niemeyer daqui. Deixou uma obra genial. Entre elas, a igreja da Sagrada familia, que ainda está em construçao.

No parque guel você pode encontrar algumas das principais obras do artista. Os bancos, os mosaicos, o lagarto e as duas casas. Além disso, o parque tem uma vista maravilhosa da cidade. Estav um dia lindo de sol, entao, foi perfeito.

Bom, continuei caminhando do parque até a Sagrada Familia. Barcelona realmente é uma cidade muito bonita, alèm de extremamente organizada. A visao da igreja é realmente muito linda. Embora ela esteja em construçao! Mas vale mesmo ver pelo lado de fora. Eles cobram 12 euros pra você entrar e ver um monte de andaimes. Ainda bem que me avisaram antes...

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Barcelona gótica e CosmoCaixa

Cheguei em Barcelona depois de mais um martirio de trem e onibus. Por favor, se puderem, planejem suas viagens!!!! Paguei caro e levei 12 horas. Ninguem merece. Mas valeu a pena. Barcelona é talvez a cidade mais bonita que eu vi até agora. E a mais viva também. No primeiro dia já presenciei e barraco no onibus. Muito bom! Gente de verdade de novo!

Ha, agora, quando eu achei que ia começar a entender o idioma local, qual a surpresa (surpresa nao, ignorancia mesma minha). Aqui se fala catalao! uma mistura de espanhol, frances e portugues. estranhissimo. Mas todo mundo fala espanhol tambem, entao eu sobrevivo.

Cheguei de noite, nao fiz nada. Deitei e dormi. No dia seguinte, rodamos pelo centro historico. Fomos 'a Praça Catalunya, e de lá descemos a La Ramba, que é a rua turistica principal do centro. Na praca e na rua um monte de lojas (e todas em promoçao) como a Zara e a HM. Lojas bem maneiras, com camisetas iradas a 3 euros! Além dessa linha fashionista, a rua é bem movimentada e com atores fazendo estatuas vivas bem interessantes.

Dali fomos conhecer o bairro gótico. LIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINDO! Mais bonito que qualquer rua de Roma. Igrejas, entradinhas, patios, tudo muito bonito.

De tarde fomos ao museu de Ciência de Barcelona, o CosmoCaixa. É talvez a maior referencia do mundo em termos de museus de ciência. Além de exposiçoes bem legais sobre otica e fisica, eles tem uma reproduçao MUITO GRANDE da floresta amazonica. Com direito a calor e a chuva! Ai, cheguei a sentir saudade de casa! Vale muito a pena a visita.

Jogando no Cassino de Mônaco!


No dia seguinte fomos conhecer Mônaco. Vou ser sincero, nao era o melhor dos dias. tava chovendo pacas. Mas era o dia que eu tinha, entao lá fomos nós. Primeiro visitamos o castelo do Príncipe. Você sabia que para receber autorizacao do governo para comprar uma casa em Monaco a pessoa tem que ter 250 mil euros parados numa conta bancária????? jesus! To pendando em mudar pra lá.

Apesar de todo o luxo, lojas carissimas, Prada, CK, e afins, Monaco nao é nem de longe das cidades mais bonitas da Europa. Pelo contrário, é bem comunzinha. Visitamos também a igreja onde estao enterrados todos os Principes do país.

Mas o mais legal - além de algumas vistas lindas - foi o cassino de Monte Carlo! Acho que é o cassino mais famoso do mundo! Joguei cinco euros! E ganhei! dois bonus, pra jogar mais duas vezes. E aí, claro, nao ganhei nada...

Nice e o Mar Mediterraneo

Eu odeio a Eurolines. O que acontece por aqui: dentro dos países vc só consegue viajar de trem. Nao existe onibus interestadual. Entre os países voce consegue ambos. O problema é que o trem é geralmente duas vezes o preço do ônibus. Além disso, a Eurolines praticamente monopoliza o transporte rodoviário. Assim, ela estabelece os dias, os preços, os horàrios, enfim, tudo. E justamente por isso, eu tive que passar mais um dia inteiro em Roma, `´a que o único horário para ir para Nice (França) era às 18h, chegando lá às 3h da manha! Mas enfim, foi tudo bem.

Cheguei em Nice, um frio do inferno. O tio do Pedro e o Pedro foram me buscar na estaçao. No dia seguinte, rodei pela cidade. A Nice antiga lembra um pouco Roma. Na verdade, Nice era Italia até dois séculos atrás. Por isso a semelhança. Mercado de flores e comidas, museu de arte (onde conheci algumas obras contemporaneas pelas quais me apaixonei) e, mais importante que tudo, o MAR MEDITERRANEO!!!



De tarde fomos ver o Carnaval da cidade. Putz, o carnaval do Meier dá de 10 a zero. Mas enfim, a gente tem que conhecer, né. Tomamos um café e voltamos pra casa. Aliás, a recepçao dos tios do Pedro foi impecável. Cuidaram MUITO bem de mim. Os almoços e jantares foram uma atraçao a parte, com direito a entrada, prato principal, queijos e frios no final. Sem contar a sobremesa! Pra quem me conhece sabe como essa parte é importante...

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Roma romantica

Na noite mesmo do primeiro dia fui à Fontana di Trevi. Eu realmente nao fazia idéia da beleza daquele lugar. E uma pracinha, espremida entre construçoes antigas, com uma fonte monumental no meio. E assim, de noite... foi uma das coisas mais romanticos que ja vi na vida. E adivinhem? Era véspera do dia dos namorados! Eu, na Fontana di Trevi, em Roma! E sozinho! ninguém merece... Lindissimo!

No dia seguinte, passeai ali pelos entornos da Piazza Navonna. Ali sim pude ver as ruazinhas, com predios antigos, varandas e flores nas janelas, e as lambretinhas passando de um lado pro outro. O cenario perfeito pra qualquer viagem romantica. Apesar de toda a confusao, Roma pode oferecer momentos bem, bem lindos...



Roma!

Chegamos em Roma pela manha depois do inferno da viagem de trem. Na Roma Termini (estaçao central de trens) ja deu pra ver um bocado da zona que é a cidade. Bem diferente de Londres, Roma nao parece muito preocupada em receber turistas ou o que quer que seja. E entre a mal educaçao e bagunça, vc vai se virando. Sinceramente, nao sei porque dizem que a Italia é um pais desenvolvido e o Brasil nao. Nao notei NENHUMA diferença entre Roma e o Rio ou Sao Paulo, so para pior. Bom, fora isso, é uma cidade lindissima. Pra cada canto que voce olha existe um sitio arqueologico, um monumento da Renascença, uma coluna Romana, ou alguma coisa com mais de 500 anos! Isso realmente impressiona.




Nossa primeira parada, claro: o COLISEU! A construcao realmente impressiona. E essa é sem duvida a melhor época pra viajar pra Europa. Poucos turistas (pelo menos para Roma). Assim, deu pra aproveitar bem o Coliseu e todos os outros pontos da cidade. O mais impressionante é imaginar que esse troço foi construido a 2.000 anos. Que ele tinha uma cobertura movel e que ainda enchiam a arena de agua pra fazer batalha naval! Que broadway que nada! O Negocio é o circo romano! Bom, fora o detalhe das matanças de escravos, estupros de mulheres, cristaos sendo comidos pelos leoes, é um lugar bem bonito. Rodamos ainda por mais alguns cantos e fomos pro Hotel descansar. No dia seguinte, mais Roma!

Inferno no trem

Depois do ski e de mais um jantar, enrolamos no hotel em Innsbruck até a hora do trem noturno para Roma. O trem atrasou 30 minutos e pegamos ele às 23h40. Qdo eu comprei os bilhetes pela internet nao fazia idéia de como era o trem. Entramos e descobrimos que a nossa parte era de camas. Cada cabine tinha seis camas, em dois (tipo) beliches. E qual a nossa surpresa??? Os nossos lugares eram os mais altos! Pra mim nenhum problema, mas apra a minha mae era simplesmente IMPOSSIVEL escalar ate o ultimo. Falamos com o cabineiro, mas ele nao deu a minima. Disse que o trem estava lotado e sinto muito. Tantamos falar com algumas pessoas no vagao (a maioria ja estava dormindo) mas NENHUMA se propos a trocar de lugar. Sinceramente, foram os PIORES momentos dessa viagem. A gente nao sabia o que fazer. Estavamos com as malas no corredor super apertado (nao tem espaço pra colocar as malas nas cabines), exaustos de cansaço, e sem ter onde ficar. E eram 10 horas de viagem noturna até Roma! Aventamos até a possibilidade de dormir no chao do trem! Fui entao procurar o vagao restaurante (pra passar a noite la!) qdo encontrei uma outra sessao do trem, de cabines com poltronas. Bom, ai nao foi dificil achar alguem que quisesse trocar o seu assento por uma cama (mais cara e melhor). Assim pudemos dormir (?) e chegar em Roma no dia seguinte.

Recomendaçao: qdo comprarem passagens de trem, especialmente para a Italia, tentem saber ANTES como é o trem. Eu nao consegui achar essas informaçoes, mas talvez seja possivel de alguma forma.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Skiando!!!!


Hoje subimos ate uma plataforma de ski, chamada Axamer, ou alguma coisa assim (nao consigo guardar os nomes em alemao). A brincadeira nao foi barata. Duas horas de aula (numa pistazinha chamada kindergartten - que vergonha) foram 40 euros, mais 18 pelo equipamento. O equipamento de essqui e pesado pracas. A bota e quase uma prisao. FAcil facil vc torce a perna. La em cima devia estar uns 25 abaixo de zero. Fiquei la treinando descer, parar, virar. E, nao deu pra sair disso. Essa historia de que vc faz uma aulinha e sai descendo a montanha e mentira. Qdo eu sugeri ao cara do posto que eu queria subir ele disse que eu podia ate morrer! E nao duvido! Vc atinge uma velocidade muito grande, muito rapido, e e muito dificil controlar, andar, parar, virar, enfim, nao morrer...

Mas valeu MUITO pela experiencia. Qdo eu comecar a passar meus finais de semana em Aspen eu aprendo direito! Hahahhahaha! Enquanto isso, fiquem com essa exibicao de talento!

Subindo os alpes! Innsbruck


Fomos de Berlin a Innsbruck numa viagem de trem. Bem legal. Nunca tinha viajado assim antes. Pena que Juscelino e companhia tenham acabado com toda a nossa malha ferroviaria. Seria maravilhoso poder passear assim pelo Brasil.

Chegamos em Innsbruck ja de noite. Se eu achava que tinha visto neve e frio em Berlin, aqui eu quase morri! MUITO frio!!! nO DIA SEGUINTE COMPREI UMA BOTA: o NEGOCIO E SE VESTIR DIREITO, com as roupas apropriadas. Ai vc sobrevive ao frio. De casaco e bota nova, nao sofri mais. Visitamos a cidade e fizemos algumas compras. No ponto de informacao, compramos um ticket que da direito a visitar varios pontos turisticos, alem de usar os transportes da cidade.

Comemos num restaurante maravilhoso em Innsbruck, chamado Theresien Barau. Mo gracinha o lugar. Comemos um monte de carne de porco, linguicas e salcsichas e, claro, chucrute (depois em boto os nomes em alemao mesmo). Uma delicia!!!!!! E nem e caro. Da pra dividir um prato e uma salada, e a conta nao sai por mais de 15 euros.

Pegamos o bondinho pra subir a montanha. Primeira parada, o Zoologico alpino. E que surpresa: nao deu pra ver bicho nenhum! Eles estavam todos ibernando! Brincadeira, ne... putz. Subimos mais um pouco, ate o topo. A visao la de cima e simplesmente fantastica! Uma das coisas mais lindas que ja vi na vida. Olha ai...

Ilha dos museus e memorial do Holocausto


Fomos tambem a Ilha dos museus. E um conjunto de cinco museus, patrimonio cultural da humanidade. Voce paga um ticket (14 euros) e pode visitar todos eles. Fomos em tres (confesso que chega uma hora que enche o saco). Os mais legais sao o Neue (que tem o famoso busto da Nefertiti) e o Pergamon, onde voce vai poder ver tesouros da antiguidade - especialmente do oriente medio - em tamanho gigantesco, como um portal da Babilonia, acho que a peca mais importante de la. Fiquei imaginando como um egipcio ou um arabe se sentiria, vendo todos aqueles tesouros roubados dos seus paises ali fazendo a fama dos museus europeus...



Outra visita foi ao memorial do holocausto. Nao me pareceu tao impactante. Mas e um lugar bem triste. Lembrei de algumas pessoas, em especial uma amiga do Rio... Alias, nao tem como ver Berlin sem lembrar do nazismo. A arquitetura dura, as construcoes gigantescas e frias. E um estilo arquitetonico muito proprio. As ruas, nao sei se pelo frio, estavam quase vazias. Nunca vi uma cidade tao silenciosa... Cidade fria. Parece uma cidade sofrida. Pensar em tantos anos em que viveram divididos, familias separadas pelo muro. Pensar no peso que ela carrega. O peso de ter sido a sede do nazismo. O peso da morte de mais de 6 milhos de judeus, cruelmente assassinados. O peso do olhar de cada estrangeiro. O peso da lembranca.

Deixo aqui esse video, (ligue o audio e perdoe pelo aviso na tela - editor de video gratuito...), pra que a gente nunca esqueca.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Berlin abaixo de zero!!!!!


Compramos um voo de Londres para Berlin pela Rayanair. Junto com a Easyjet sao as companhias aereas que oferecem as passagens mais baratas da Europa (e os piores servicos tambem!) Voce tem que pagar pela bagagem que leva, so pode levar uma mala, com 15 kilos, sua bagagem de mao so pode ter tantos por tantos centimetros, um saco. O voo atrasou, nao tinha nenhuma comida, me deu ate saudade da GOL!!! Mas enfim, duas passagens sairam por 89 euros. Nada mal pra uma compra feita dois dias antes...

Chegamos a Berlin a cinco graus abaixo de zero! O aeroporto ja estava coberto de neve. E como ele a cidade inteira! Nunca tinha visto uma cidade grande assim, toda coberta de branco. Eles acham um saco, eu achei maneirissimo!



No dia seguinte, passeamos pelos principais pontos da cidade. A Plotzdammerplatz, onde vimos um pedaco do muro. O portao de Brandemburgo. A sede do Bundestag (o parlamento alemao). O predio nao tem nada de demais, a nao ser uma belissima vista da cidade. Estava acontecendo o Berlindale, Festival Internacional de Cinema de Berlin, um dos mais importantes do mundo. Mas a gente so tinha um dia, portanto, nao deu pra ir no cinema...

Ultimo dia em Londres


NO nosso ultimo dia em Londres fomos ao Science Museum. Vou te diyer que esperava mais de la. Mas enfim, e um museuyinho legal. O mais maneiro foi uma sessao em 3D no Imax sobre insetos. Putz, MUITO BOM!!!!

Fomos embora de Londres com a sensacao de que tinha muito mais coisa pra se ver. Mas uma cidade assim, nao tem como. Fiquei com vontade de voltar. E la seria um lugar que eu acho que eu moraria. Quem sabe um dia...

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Torre, Ponte e Comida Tailandesa... ainda morro de frio...


De manha fomos a Torre de Londres. Na verdade e' a antiga entrada medieval da cidade. As torres mesmo foram destruidas. O que resta agora e' a fortificacao em volta. E' bem legal. So' nao e' legal o preco. 17 libras pra entrar no castelinho! Nao paguei, claro. Vi de fora e ta' muito bom. Do ;ado fica a Tower Bridge, uma ponte com duas torres. Bem maneira. Mas e' isso. Olha, tira foto, e vai embora. Uma ideia boa e' comer uma torta de amora e beber um chocolate quente no quiosque dali, na beirada do Tamisa.

De la' rodamos mais um pouco pelo centro. Acabamos num restaurante tailandes. Pedimos um Mix, pra provar. Rolinho primavera, uns bolinhos de siri, uma torrada com gergelim e (acho) com camarao e mais uns espetinhos de frango. Depois, Camarao num molho de curry, leite de coco e pimenta, com arroz com coco. Puta que pariu!!!! Muito apimentado! Quase morri. Mas tudo bem. Tava bonzao! Sem contar que o lugar era mo' gracinha.



Na hora de sair, comecou a chover. Hoje o frio tava insuportavel. Acho que se eu ficasse mais uma hora na rua eu ia ter uma convulsao, sei la', hipotermia ou alguma bichisse do tipo. Quem nunca passou nao faz ideia do que seja. Nem na Bolivia, no alto dos andes eu senti tanto frio. Tambem, estamos em pleno inverno aqui.

Noite na Picadilly Circus


A gente ta comendo pra caramba num restaurante de comida arabe aqui na Edgware Road, rua do hotel. Aqui e quase um bairro muculmano. No teclado em que to digitando esse textto nao tem acento, mas tem varios simbolos arabes... Na verdade, quase ninguem fala ingles por aqui!!!! Em todo canto da cidade que a gente vai (pelo menos aqui no centro) a gente escuta tudo quanto e' tipo de lingua. Italiano, frances, espanhol, arabe, e algumas que eu nem consigo imaginar quais sejam. Realmente a gente nao faz ideia quando fala de convivencia entre povos. Nao e' simplesmenre o cara da pastelaria que e' coreano. E' metade da cidade que e' estrangeira!


De noite fomos assistir o Fantasma da Opera, no Her Majesty's Theatre, perto da Picaddilly. Muito legal a peca. Estilo brodway mesmo. Ate' chorei quando eles cantam no telhado... Vai ai o video/trailer pra vcs terem uma dieia, ja que nao da' pra gravar la dentro. Esse foi presente especial pra minha mae.

http://www.youtube.com/watch?v=lFhae3RDx0s

Big Ben, St James Park e Buckingham Palace

O hotel que a gente ficou e maneirissimo. Hilton London Metropole. Meio caro, ne. Mas putz, que delicia de cafe da manha!!! to comendo MUUUUUITO! Depois de forrar o estomago de manha, a gente deu uma volta pela cidade.

A oxford Circus, com lojas maneirissimas, a Picadilly (onde ficam todos os teatros) e descemos ate o rio. De la, visitamos a casa do Parlamento e o Big Ben (visitamos e modo de falar, pq vc so pode e' olhar de longe mesmo...) Londres e' uma cidade LINDISSIMA! Sao kilometros de historia conservada perfeitamente. Pra fechar o dia, fomos passear no St James Park. No final do parque, o Palacio de Buckingham. Naaaada demais. So um palaciozinho e um bando de turista na porta. Ja o parque, uma delicia. MUITO frio, e adivinha, uns esquilos vindo comer na sua mao. Que nem as cotias do Campo de Santana... Ao lado do parque tem umas residencias lindissimas. Imagino o tamanho do aluguel....

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Chegando em Londres!


Pegamos o aviao no Galeao, sem problemas. Chegamos no dia seguinte em Madrid (comida horrivel da Iberia, diga-se de passagem). O areoporto de Barajas e simplesmente gigantesco. Ainda deu tempo de comer uns montaditos num bar do aeroporto. Deliciosos!!!! Presunto de parma, blue cheese com damasco e anchovas em conserva! Putz! 2 euros cada...

Bom, quase perdemos o voo pra Londres, acreditem ou nao, sentados ao lado do portao de embarque. Vai entender. Pegamos o aviao e mais hora e meia ate o Heatrow, aeroporto de Londres. De la da pra ir de metro pro Centro (pro Hilton, mais especificamente, onde a gente ficou hospedado). Da pra ir, mas demoooooora. Acho que levou quase uma hora. Muuuitas casinhas de tijolo e janela branca, como aquelas que a gente ve nos filmes.



E as arvores completamente desfolhadas. Muito lindo. E um bocado frio de dia (mas o brabo mesmo ia ser de noite). Bom, chegamos ao centro finalmente (se voce nao souber falar ingles, vai se perder no metro, com certeza). Depois de horas, finalmente: LONDRES!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Preparando a viagem

Aqui não rola nenhuma dica especial. A não ser, claro, que o seu passaporte esteja em dia, etc e tal. É sempre bom levar uma caixinha de remédios também. Pode ser um sofrimento comprar uma neosaldina num país estrangeiro! Então, faça o seu kit personalizado de primeiros e segundos socorros...

As passagens mais baratas geralmente são da Iberia. Pesquise bem antes e PLANEJE SUA VIAGEM! Isso pode polpar muito, muito dinheiro. Não só na viagem aérea. Mas também nas passagens de trem entre uma cidade ou otra. Comprando com antecedência você pode pagar menos da metade do preço que pagaria na hora. Existem passagens de trem dentro da Europa a menos de R$100. E você pode comprar tanto em sites de passagens (www.RailEurope.com.br) quanto nas páginas de algumas estações, como a Berlin Hauptbahnhof, Estação Central de Berlin (www.hbf-berlin.de).

Rola também comprar passagens aéreas baratas, como R$200 pra ir de Barcelona a Amsterdam, em 1h (ao invés de 13h de trem!). Você pode catar no próprio submarino viagens (www.submarinoviagens.com.br) ou em páginas como a www.europebyair.com

O mais importante é você tentar planejar tudo o que você puder com antecedência (sem se amarrar demais também). Até os ingressos de parques, teatros e museus dá pra comprar antes. Se você não faz o estilo deixa a vida me levar (ou não tem dinheiro pra bancar a brincadeira), rode um bocado na internet antes de viajar. Pode te garantir preços que vão permitir que você faça coisas que pelo preço local não teria como pagar.

Bom, é isso. Agora é encher a mala de casaco que lá deve estar MUUUUUITO frio! Vai aí uma musiquinha pra ouvir na viagem...